Positivo
Positivo - Grupos de Apoio e Auto-Ajuda
positivo@esoterica.pt
O POSITIVO é um projecto dinamizador vocacionado para o apoio e inter-ajuda a pessoas, infectadas ou afectadas, que enfrentam o problema do VIH, certas doenças infecciosas e SIDA.
Entre os seus membros contam-se seropositivos, doentes com Sida, familiares e amigos de pessoas afectadas pelo vírus, bem como gente de espírito solidário, abrangendo todos os quadrantes políticos, laborais, religiosos e opções sexuais da nossa sociedade.
Em Novembro de 1993 organizámo-nos autonomamente como Associação.
Até 1998, fomos o único grupo de apoio de seropositivos para seropositivos e doentes terminais, a funcionar como ONG.
A Associação, no contexto desta problemática, fez a sua primeira aparição pública em Coimbra, no colóquio "Os desafios da SIDA".
Do contacto e colaboração com outras ONGs (Organizações Não Governamentais) nasceu a possibilidade de rapidamente, abrirmos locais de encontros semanais, um atendimento telefónico, bem como outras iniciativas de ajuda mútua entre as pessoas infectadas e afectadas, de forma a proporcionar apoio físico, emocional e espiritual.
Temos funcionado principalmente com a ajuda e disponibilidade financeira tanto individual como dos membros e amigos que voluntariamente se tem oferecido.
Os grupos POSITIVO visam sobretudo estimular a ajuda mútua e autoconfiança entre pessoas infectadas e afectadas pelo VIH e outras doenças infecciosas, de forma a conseguir-se o apoio físico, emocional e espiritual que tanto necessitamos, promovendo a dignidade dos seus membros enquanto seropositivos e seres humanos que são, impulsionando, quando necessário, tomadas de posição comuns, iniciativas de parceria com outras organizações de solidariedade ou de representação social, bem como a defesa colectiva de interesses.
A ajuda inicia-se com a partilha.
Por vezes um indivíduo infectado encara a vida sem esperança, pensando, frequentemente, em suícidio. Num grupo de apoio e auto-ajuda aprendemos a partilhar em comum a solidão, a angústia, o medo que temos e não conseguimos controlar. Não estamos orientados para a satisfação pessoal: concentramo-nos apenas nos nossos receios e na falta de sentido das coisas. No grupo todos podemos encontrar, desde o início, a identificação necessária para nos convencermos de que podemos melhorar a nossa qualidade de vida, nomeadamente através do exemplo de outros.
Essa linguagem sem palavras, a do reconhecimento, da confiança e da aceitação, a que chamamos empatia, cria uma atmosfera de valor terapêutico inigualável.
Era necessário encontrar outros como nós que tivessem passado pelo mesmo e que compreendessem os nossos sentimentos e as nossas experiências. E, ao assistir regularmente a reuniões, os sentimentos negativos que nos perseguiam começam a abandonar-nos, e são substituídos por sentimentos de esperança, de alegria e de satisfação.
O grupo, de apoio e auto-ajuda é o veículo mais poderoso de transmissão de uma mensagem de esperança ... porque é possível melhorar o nosso modo de vida! É possível assumirmo-nos como seres humanos dignos que somos. Sem culpas.
Os grupos POSITIVO são abertos a todos os portadores de VIH e DICs (Doenças Infecto Contagiosas) bem como a familiares e amigos dos mesmos, sendo por isso flutuante.
Cada participante poderá encontrar respostas alternativas, a nível prático e/ou emocional para assuntos do seu interesse relacionados com a infecção.
O grupo promoverá a dignidade dos seus membros enquanto seropositivos, impulsionando, quando necessário, tomadas de posição comuns, iniciativas de parceria com outras organizações de solidariedade ou de representação social, bem como a defesa colectiva de interesses.
Em cada grupo existe um dinamizador que funciona como memória do grupo, promovendo a apresentação dos seus participantes, motivando a intervenção de todos, partilhando a sua experiência sempre que necessário. Haverá também elementos capazes de informar sobre a infecção pelo VIH e outras DIC´s reforçando as medidas de prevenção do contágio ou recontágio, de esclarecer sobre o conteúdo emocional das intervenções, de facilitar atitudes alternativas, de revelar soluções e sugerir ou proporcionar meios de apoio.
Facilitamos aos utentes toda a documentação existente recolhida junto das outras ONGs, organismos estatais, informação dos " mass media ", profissionais de medicina tradicional e natural, bem como formas alternativas de saúde, etc..
OBJECTIVOS:
1 -Fomentar e disseminar Grupos de Apoio e Auto-Ajuda a nível nacional.
2 -Estimular o espírito de auto-ajuda como grupo; facilitar a reinserção psicossocial dos indivíduos afectados; promover maior união e solidariedade entre todos, para uma maior aceitação daqueles que são portadores do VIH/SIDA.
3 -Facultar patrocínio jurídico quando haja violação dos direitos fundamentais da pessoa humana.
4 -Proporcionar um serviço permanente de atendimento pessoal, telefónico ou por carta aos indivíduos afectados; informar e sensibilizar a opinião pública.
5 -Seleccionar, divulgar e sugerir formas alternativas de saúde, tornando a vivência com o vírus mais simples.
6 -Opinar e participar na problemática de qualificação e controle dos produtos de consumo, medicamentos, meio ambiente, etc..
7 -Facultar aos utentes toda a documentação e informação existente recolhida junto dos organismos estatais, Organizações Não Governamentais (ONGs), meios de comunicação social, profissionais de medicina alopática e de medicina alternativa, para que exista a possibilidade de optar.