Resumo das actividades desenvolvidas pelo governo na área de prevenção e redução do impacto do HIV/SIDA

 

NA ÁREA DE PREVENÇÃO:

Tratamento de ITS´s/Infecções de Transmissão Sexual

O tratamento feito ao nível de todas as Unidades Sanitárias, seguiu o protocolo de abordagem sindrómica com início em 2001. Para o efeito realizou-se um seminário de capacitação envolvendo os médicos assessores Provinciais do PNC-DTS/SIDA. Estes, com o apoio técnico do PNC-DTS/SIDA, realizaram, ao nível da sua província, seminários envolvendo o pessoal de saúde, como forma de capacitá-los para o tratamento das ITS´s, seguindo o protocolo de abordagem sindrómica.

-Foi também elaborado um “Guia para o Tratamento e Controlo das ITS´s” (níveis primário e secundário)

Distribuição gratuita do preservativo Masculino

Os preservativos provêm de doações feitas por outros países ou agências internacionais.A distribuição é gratuita e feita ao nível de todas as unidades sanitárias, “Cantos de Adolescente” e em algumas empresas.

Aconselhamento e Testagem Voluntária

Com excepção da Província de Cabo Delgado, todas as Provincias possuem, em funcionamento na capital Provincial, Gabinetes de Aconselhamento e Testagem Voluntária ( GATV). Para além da capital provincial, algumas províncias também têm GATVs em alguns distritos.

Os GATVs são implementados pelas DPS´s e Direcções Distritais de Saúde em colaboração com ONG´s. Funcionam em coordenação com outros serviços, na chamada REDE INTEGRADA, nomeadamente: Hospital de Dia, Cuidados Domiciliários, Prevenção da Transmissáo Vertical, controlo de ITSs, Banco de Sangue e unidades piloto que iniciaram a Terapia ARV.

-No âmbito da abertura dos GATV´s foram formados Conselheiros para o atendimento e Supervisores Provinciais

-Elaborou-se,também, um “Manual do Conselheiro”.

Actividades de I.E.C.

As actividade de I.E.C. levadas a cabo, até esta data, voltaram-se para:

-Promoção de actividade de educação sobre sexualidade e saúde sexual em adolescentes e jovens.`

-Para o efeito foram elaborados folhetos, brochuras, cartazes contendo informações sobre sinais de ITS´s, prevenção de ITS´s/VIH/SIDA, necessidade de tratamento dos parceiros sexuais, aparelhos reprodutores, transformações na puberdade, ciclo menstrual.

-Foram também elaborados Spots televisivos e radiofónicos ( traduzidos para línguas locais) sobre a necessidade de prevenção das ITS´s/VIH/SIDA.

Promoção dos GATV´s, HDD, e Cuidados ao Domicílio:

-Como forma de Promover os GATV´s, concebeu-se e produziu-se um vídeo com a duração de 3 30”. Neste vídeo é explicado o que é um GATV, as condições de sigilo, anonimato, importância do teste e são facultados os endereços dos GATV´s ao nível de todas as Províncias. Em termos de material impresso foram produzidos cartões convites para os GATV´s, cartões com os endereços dos GATV´s ao nível de todo o país e folhetos sobre o que é um GATV, Teste de VIH.

-Realizaram-se actividades de prevenção junto de trabalhadoras de sexo. Com o apoio directo desta população, como activistas, e de alguns técnicos da Saúde, faz-se a distribuição gratuita do preservativo masculino nos “Pontos” das trabalhadoras de sexo e em alguns bares.

-Em termos de material impresso foi produzido um cartaz e uma brochura quase muda sobre a necessidade do uso do preservativo como forma de prevenção das ITS´s e SIDA.

Na área de Redução do impacto da ITS´s/VIH/SIDA:

Cuidados às Pessoas vivendo com VIH/SIDA

O tratamento das infecções oportunistas é financiado pelo Estado. Em relação aos ARV, enquanto o MISAU estuda estratégias de acesso no Sistema Nacional de Saúde, estariam desponíveis no sector privado.

-Teve, recentemente, início um programa de intervenção para a redução da transmissão vertical, em três províncias: Província de Maputo, em cooperação com a Comunidade de Santo Egídeo, Província de Tete, em cooperação com MSF e cidade de Maputo em coordenação com MSFe PSI. Estas intervenções comtemplam o acompanhamento às pessoas seropositivas, incluindo o tratamento das infecções oportunistas, cuidados nos Hospitais de Dia e ao domicílio onde for necessário e apropriado. Os técnicos de Saúde afectos aos HDD em Maputo e Manica têm feito o acompanhamento domiciliar em colaboração com algumas ONG´s.

-Foi publicado em Dezembro de 2001, um “Decreto Ministerial sobre Políticas, Estratégias e Normas de atendimento às PVVIH/SIDA”, incluindo o tratamento das Infecções oportunistas e uso de anti-rectrovirais.

-Prevê-se, ainda este ano, expandir a prestação dos cuidados ao domicílio a todas as Províncias da zona Centro e Sul.

-Para o efeito, realizou-se recentemente um seminário de formação de formadores.