Programa de Cooperação Internacional para Ações de Prevenção e Controle do HIV/Aids para outros Países em Desenvolvimento
O Ministério da Saúde, por meio de portaria ministerial publicada no Diário Oficial da União de 22 de maio de 2002, instituiu o Programa de Cooperação Internacional para Ações de Controle e Prevenção ao HIV/AIDS para Países em Desenvolvimento.
Este programa tem por objetivo precípuo financiar a implantação de 10 projetos-piloto, no valor anual de R$ 250 mil (US$ 100 mil) cada, por meio de assistência técnica e doação de medicamentos anti-retrovirais produzidos no país por laboratórios públicos para o tratamento de portadores de HIV/AIDS em países de menor desenvolvimento relativo. Dentre outras possibilidades, a oferta brasileira inclui capacitação de recursos humanos em manejo clínico, logística de distribuição de medicamentos anti-retrovirais além, é claro, de sua doação. Projetos que visam a favorecer a produção local destes medicamentos também serão apreciados. Informamos abaixo quais os medicamentos produzidos pelas estatais brasileiras no atual momento.
Abrir Documento