
Guiné Bissau
NOTA:
Material elaborado pela REDEsida.
Esta página continua disponivel para integrar as acções de atenção à SIDA, sob responsabilidade do Governo da República da Guiné Bissau, mal recebamos o material pertinente.
Pedimos, desde já, desculpa aos respectivos responsáveis e aos nossos parceiros, por qualquer informação incorrecta ou não actualizada.
O PAIS
O conflito armado que recentemente atingiu este país desestruturou os serviços de saúde, que neste momento se encontram em situação muito precária.
O “ Plano Estratégico de Luta contra a SIDA” está a ser elaborado numa perspectiva multisectorial e integrada.
O apoio à formação de professores ( Ministério da Educação / Instituto Nacional de Desenvolvimento Educativo), no âmbito da extensão a todo o país da abordagem das questões da saúde (VIH/SIDA incluídos) no currículo escolar, é um projecto que tanto o Governo quanto os parceiros afins consideram importante apoiar, não só devido à sua natureza estruturante do nível de conhecimentos de toda a população, mas também à manifesta vontade política de o levar à prática.
O apoio à elaboração, teste e reprodução de materiais educativos e informativos, bem como a formação de técnicos, voluntários e jovens animadores está a ser considerada numa perspectiva de reforço da acção da ALTERNAG, associação que se revelou muito activa e de acção consistente no aconselhamento, teste e apoio a doentes.
Numa segunda fase , deverão ser consideradas acções específicas dirigidas para a capacitação de profissionais voltados para o apoio a órfãos e meninos(a) que vivem na rua em situação particular de risco.