Moçambique

NOTA:

Material elaborado pela REDEsida. Esta página continua disponivel para integrar as acções de atenção à SIDA, sob responsabilidade do Governo da República de Moçambique, mal recebamos o material pertinente. Pedimos, desde já, desculpa aos respectivos responsáveis e aos nossos parceiros, por qualquer informação incorrecta ou não actualizada.


Com excepção da Província de Cabo Delgado, todas as Provincias possuem, em funcionamento na capital Provincial, Gabinetes de Aconselhamento e Testagem Voluntária ( GATVs). Para além da capital provincial, algumas províncias também têm GATVs em alguns distritos.

Os GATVs são implementados pelas Direcções Provinciais de Saúde e pelas Direcções Distritais de Saúde em colaboração com ONGs que actuam a nível comunitário. Funcionam em coordenação com outros serviços, na chamada Rede Integrada, nomeadamente: Hospital de Dia, Cuidados Domiciliários, Prevenção da Transmissáo Vertical, controlo de ITSs, Banco de Sangue e unidades piloto que iniciaram a Terapia ARV(Anti Retro Vírica).

-No âmbito da abertura dos GATVs foram formados Conselheiros para o atendimento e Supervisores Provinciais

-Elaborou-se um “Manual do Conselheiro”.

 

Voltar à página do país

 


ACÇÕES:

Projecto de Apoio a Camionistas

Resumo das actividades desenvolvidas pelo governo na área de prevenção e redução do impacto do HIV/SIDA

DOCUMENTOS:

Impacto Demográfico do Hiv/Sida em Moçambique

Um estudo qualitativo para o desenho de intervenções junto das trabalhadoras do sexo.

Análise da vulnerabilidade dos adolescentes ao hiv/sida:Uma abordagem qualitativa

Taxas Ponderadas de Prevalências do HIV em Adultos (15 – 49 anos ), por Províncias e Regiões. Moçambique, ano 2000.

Análise e Interpretação dos Estudos sobre Conhecimentos, Atitudes e Práticas relativas as DTS/HIV/SIDA, em Moçambique, período 1996-2001.