Guiné Bissau


África: Premiados quatro projectos de investigação e intervenção portugueses para combate ao HIV

AngolaPress

26/07(2007, Guiné Bissau - Lisboa, Portugal, 26/07 - Dois projectos de investigação portugueses e outros tantos de intervenção comunitária no combate ao HIV/Sida em África vão receber apoios financeiros entre os 30 mil e os 60 mil e 500 euros da Fundação GlaxoSmithkline para as Ciências da Vida, fez saber hoje (quinta-feira) a Lusa.

Segundo a fonte, na lista de premiados, que será apresentada oficialmente na tarde de hoje em Lisboa, na presença do ministro da Saúde Correia de Campos, está o projecto "Apoio à vida contra a Sida" desenvolvido na Guiné-Bissau e liderado por Arnault de La Tour, da Organização Cooperativa para a Inter-cooperação e o Desenvolvimento.

A iniciativa tem por objectivo contribuir para a diminuição do número de infecções com VIH/SIDA e do impacto negativo da doença na vida de pessoas infectadas e suas famílias e no quotidiano das crianças órfãs, filhas de pais que morrem vítimas do vírus.

Outra distinção será entregue ao "Projecto de Ensino Virtual em Saúde Sexual e Reprodutiva" de Nelson Pacheco da Rocha, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que visa formar jovens moçambicanos através de programas informáticos "on-line".

Essa formação tem por objectivo tornar aptos os jovens em idade escolar para identificar problemas, orientar e encaminhar outras pessoas para unidades de apoio.

Também a iniciativa "Co-infecção pelo vírus da Hepatite B e vírus da Imuno-deficiência Humana em países africanos", da responsabilidade de Emília Valadas, Vítor Duque e Nuno Taveira (Clínica de Doenças Infecciosas -Faculdade de Medicina) receberá um apoio financeiro.

A equipa tem como metas determinar a seroprevalência de infecções por VIH e VHB e o custo-benefício da vacinação universal contra a Hepatite B, bem como desenvolver uma rede de investigadores em África no campo das doenças infecciosas.

O quarto projecto a ser distinguido é liderado por Paulo Ferrinho, da Unidade de Sistema de Saúde do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, e diz respeito ao "Apoio ao desenvolvimento de sítios sentinela para vigilância sentinela de segunda geração das IST/VIH nas grávidas", desenvolvido na Guiné-Bissau.

O projecto visa a realização de um estudo em todas as 11 regiões sanitárias do país para análise das tendências dos níveis de infecção e para actualizar o conhecimento da prevalência de infecção pelo VIH e pela sífilis nas grávidas.

Em 2006 foram apoiados os projectos da Comunidade de Apoio à vida - Prevenção HIV/Sida em São Tomé e Príncipe, da associação Médicos do Mundo, o estudo da epidemiologia da infecção do HIV-1 e resistência aos anti-retrovirais em São Tomé em Príncipe, de Ricardo Camacho, e a Prevenção da transmissão vertical do HIV-1 em Cabinda (Angola), da equipa formada por Nuno Taveira, Patrícia Cavaco Silva e António Gama.

Na lista constou ainda a distinção pela Determinação de carga viral, da diversidade genética e susceptibilidade do HIV aos fármacos anti-retrovirais em Cabo Verde, de Emília Valadas.

A Fundação GlaxoSmithkline para as Ciências da Vida, uma instituição sem fins lucrativos cuja actividade tem por objectivo realizar, promover e patrocinar projectos de investigação e divulgação cientifica e tecnológica, patrocina este concurso desde 2001.


ARTIGOS:

Guiné Bissau


ULTIMAS NOTICIAS: Guiné Bissau

ONG portuguesa abre centro de detecção de HIV/sida na Guiné

Falta de médicos e enfermeiros é principal problema na luta contra SIDA na Guiné

Guiné-Bissau: INDE distinguida por fundação que apoia combate à SIDA

Combate à SIDA na Guiné-Bissau recebe prémio

África: Premiados quatro projectos de investigação e intervenção portugueses para combate ao HIV


mais artigos e noticias...