Guiné Bissau


Guiné-Bissau: INDE distinguida por fundação que apoia combate à SIDA

AngolaPress

25/07/2007, Guiné Bissau - Lisboa, 25/7 - A Fundação Glaxo Smith Kline premiou a INDE - Intercooperação e Desenvolvimento, pelo seu Projecto Apoio à Vida contra a SIDA, na Guiné-Bissau, revelou hoje a organização distinguida, liderada pelo francês Arnaud de la Tour.

Num comunicado, a INDE adianta que o projecto de investigação e de intervenção contra a SIDA em África, nomeadamente o que está em curso na Guiné-Bissau, vai ser apresentado quinta-feira, no Auditório Almada Negreiros, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Segundo o documento, o projecto criou, pela primeira vez na Guiné-Bissau, grupos de apoio domiciliário para a prestação de cuidados paliativos.

O projecto é dirigido prioritariamente às pessoas que vivem com HIV/SIDA e respectivas famílias, às mulheres (jovens e adultas) de famílias pobres, às crianças órfãs devido à SIDA e suas famílias de acolhimento.

Nesse sentido, a INDE pretende criar nove grupos comunitários de jovens activos na educação inter-pares e sensibilização contra o HIV/SIDA, três grupos de apoio domiciliário a 100 famílias com pessoas infectadas e alfabetizar ou inserir no percurso educativo crianças órfãs devido à SIDA.

A Guiné-Bissau mantém-se como um dos mais pobres países do mundo, descendo para o 173º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 2000 e 2004, razão pela qual a INDE teve em conta "o profundo desconhecimento face ao HIV/SIDA" para fazer uma "intervenção urgente" no país.

O Projecto Apoio à Vida contra a SIDA nasceu de uma oportunidade criada pela Fundação Glaxo Smith Kline das Ciências de Saúde.

Em 2005, a Fundação financiou um projecto pioneiro de sensibilização contra a SIDA, abrindo uma linha de intervenção que se tornou prioritária na estratégia de luta contra a pobreza que a INDE está a implementar na Guiné-Bissau desde 1999.

"A experiência adquirida pela INDE nos projectos de cooperação e de luta contra a pobreza na Guiné-Bissau levou a tomar a Luta contra o HIV/SIDA como prioritária", lê-se no comunicado.

Mas a intervenção inicial, acrescenta-se no documento, pôde ser melhorada e amplificada através da captação de financiamentos de outras entidades.

Nesse rol inclui-se o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a Fundação Calouste Gulbenkian, a União Europeia (UE) e o Banco Mundial (via Secretariado Nacional de Luta Contra a SIDA guineense).

A INDE é uma ONGD para a qual a solidariedade, a intervenção social e a procura de modos inovadores de actuação são os princípios orientadores.

Os seus objectivos visam permitir que pessoas, comunidades e instituições e/ou associações possam reforçar as suas capacidades de decidir sobre seu modo de vida, garantir condições materiais de uma vida com dignidade e os direitos fundamentais à democracia.

A INDE está presente em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Timor-Leste.


ARTIGOS:

Guiné Bissau


ULTIMAS NOTICIAS: Guiné Bissau

ONG portuguesa abre centro de detecção de HIV/sida na Guiné

Falta de médicos e enfermeiros é principal problema na luta contra SIDA na Guiné

Guiné-Bissau: INDE distinguida por fundação que apoia combate à SIDA

Combate à SIDA na Guiné-Bissau recebe prémio

África: Premiados quatro projectos de investigação e intervenção portugueses para combate ao HIV


mais artigos e noticias...