Angola


Bié: VIH/SIDA mata 11 pessoas na província em seis meses

AngolaPress

04/09/2006, Angola - Onze pessoas morreram na província do Bié, durante o primeiro semestre do ano em curso, vítimas do VIH/SIDA, informou hoje, no Kuito, o supervisor provincial de luta contra a enfermidade, Adelino Camato.

Adelino Camato sublinhou que no mesmo período, as autoridades sanitárias notificaram 146 novos casos do VIH/SIDA ao nível desta região, dos quais 117 estão a merecerem o devido acompanhamento, devido ao quadro clínico preocupante que os mesmos apresentam.

A cidade do Kuito é a mais afectadas, secundada por Kamacupa, Chitembo, Chinguar, Andulo e Nhârea, estes dois últimos devido a concentração de estrangeiros que praticam a compra e exploração ilegal de diamantes.

Na mesma época, de acordo com o responsável, três mil 367 pessoas afluíram aos centros de aconselhamentos e testagem voluntária, onde foram aconselhados sobre as medidas de prevenção do VIH/SIDA e outras infecções de transmissão sexual.

Foram ainda sensibilizados contra a enfermidade 113 mil e 910 populares, na sua maioria jovens, assim como a distribuídos 221 mil 592 preservativos, panfletos e cartazes com propaganda.

A fonte assegurou que o Instituto Nacional de Luta contra o Sida, perspectiva para os próximos dias instalar novos centros de aconselhamentos e corte de transmissão vertical nos municípios do Andulo e Kamacupa.

Frisou que desde a implementação da Rede Provincial de Luta Contra a enfermidade, em 2005, estão controlados nesta altura 576 doentes com VIH/SIDA na província.

Garantiu que a província do Bié já se dispõe desde 2006 de anti-retrovirais para o tratamento dos doentes afectados.


ARTIGOS:

Angola


A AIDS é uma doença econômica

Para Representantes Das Pessoas Vivendo Com HIV/AIDS, a vida humana está na frente de qualquer discussão sobre patentes

Como se combate o sida em Angola

ULTIMAS NOTICIAS: Angola

Anaso realiza seminário sobre `comunicação inter pessoal para o VIH/Sida´

Cunene: Minars promove workshop para apoiar crianças vulneráveis ao VIH/Sida

Bié: VIH/SIDA mata 11 pessoas na província em seis meses

Ucan promove palestra sobre VIH/Sida

Projecto “Saúde chegou” dá consultas grátis a 9100 pessoas


mais artigos e noticias...