|
 Angola
Cunene: Minars promove workshop para apoiar crianças vulneráveis ao VIH/Sida
AngolaPress 05/09/2007, Angola - A Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra no Cunene promove desde hoje na localidade de Oihole, município de Namacunde, um seminário sobre articulação de modalidades de apoio directo às crianças vulneráveis ao VIH/Sida na região.
No encontro com duração de três dias estão a ser abordados temas como a protecção social no contexto global, apoio a crianças órfãs e vulneráveis no contexto angolano, atribuição de subsídios (sexta básica) e auto construção, acesso à educação, atribuição de merendas e material escolar.
A atribuição de instrumentos agrícolas às famílias, bem como o acesso das crianças órfãs e vulneráveis à assistência médica são outros temas do evento a serem debatidos em sessões separadas e trabalhos em grupo.
Na ocasião, a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra no Cunene, Josefina Pandeinge Haleinge, descreveu os resultados provisórios do projecto de pesquisa e levantamento de dados sobre famílias com crianças vulneráveis devido ao VIH/Sida, iniciado em 2006.
Fez saber que até a presente data o Minars no Cunene inqueriu um total de 1.770 famílias, das quais foram identificadas 6.224 crianças carentes, sendo duas mil e duzentas e cinco órfãs de pais, por diversas circunstâncias e 1.261 por VIH/Sida nos municípios, de Namacunde, Kwanhama e Ombandja na província do Cunene.
Informou que durante o trabalho de pesquisa realizado por diferentes Organizações Não Governamentais e instituições públicas do Estado envolvidos foram ainda identificadas seis mil crianças sem registo de nascimento, 2.678 sem instrução escolar e 283 deficientes não assistidas.
Estas crianças, explicou, encontram-se na sua maioria sob tutela de idosos vulneráveis (avós) carentes de condições sociais básicas junto às suas comunidades, concretamente a falta de escolas, postos médicos acesso a medicamentos, ajuda alimentar, entre outras.
Disse que constatou-se a falta de condições de habitabilidade, acesso à água potável e dificuldades de manutenção ou gestão familiar para suportar despesas com alimentação, vestuário, compra de material escolar, saúde assim como o registo civil, o que condiciona o crescimento direccionado em termos de educação e enquadramento social das mesmas crianças.
O vice-governador para a esfera social no Cunene, João de Deus, apelou o envolvimento de toda a sociedade para a busca de soluções com vista a garantia do amparo das crianças vulneráveis de modo a proporcionar-lhes uma infância condigna e um futuro próspero.
Referiu que a confirmação da existência de crianças órfãs de pais e mães, carentes de todo o tipo de apoios da sociedade, é uma triste realidade, agravada aos elevados casos de propagação do VIH/Sida.
Por isso, enfatizou, a sociedade tem de desenvolver esforços conjuntos para aliviar cada um ao seu nível o sofrimento das crianças vulneráveis, para encontrarem-se métodos práticos de modo a amparar todas os petizes já identificados e outros por identificar nestas condições.
Participam do workshop responsáveis do Minars, educação, saúde, Inac, Unicef e outros parceiros de ONG.
|
|
ARTIGOS:
Angola

A AIDS é uma doença econômica
 Para Representantes Das Pessoas Vivendo Com HIV/AIDS, a vida humana está na frente de qualquer discussão sobre patentes
 Como se combate o sida em Angola

ULTIMAS
NOTICIAS:
Angola

Anaso realiza seminário sobre `comunicação inter pessoal para o VIH/Sida´
 Cunene: Minars promove workshop para apoiar crianças vulneráveis ao VIH/Sida
 Bié: VIH/SIDA mata 11 pessoas na província em seis meses
 Ucan promove palestra sobre VIH/Sida
 Projecto “Saúde chegou” dá consultas grátis a 9100 pessoas

mais artigos
e noticias...
|