São Tomé e Principe

Viva fiel, use camisinha e coma seguro

Plusnews

Fevereiro 2007, São Tomé, São Tomé e Principe - “Pensa na vida, pensa na Sida e usa a camisinha”, assim é o refrão da música que está na rádio e na cabeça dos jovens de São Tomé e Príncipe.

Márcio Vera Cruz, estudante de 21 anos, é o autor desta canção. Ele foi convidado pela organização não governamental portuguesa Médicos do Mundo para participar desta nova estratégia de prevenção do HIV.

Segundo MVC, como é artisticamente conhecido pelo público, a principal mensagem desta música, é a prática da fidelidade.

“Se você não é fiel a sua parceira, então usa o preservativo”, diz MVC ao PlusNews.

O estilo musical escolhido por ele foi a “puita”, por ser tradicional, mexido e muito apreciado pelos jovens.

"Dançamos e, ao mesmo tempo, os conselhos de protecção estão a entrar pela cabeça", diz o estudante Frederico Santos.

Keita Vilela, outra ouvinte do MVC, elogia "o ineditismo" do músico.

“Ele conjugou estilo e o desejo de fazer algo contra a Sida. Esta música é para ouvir, dançar e aprender algo”, comenta.

De cantor à activista

Num espaço aberto, próximo da Biblioteca Nacional de São Tomé, frequentado principalmente por estudantes, MVC participa de um pequeno concerto juvenil denominado “Sexta-Feira Jovem”, onde canta e aproveita para deixar mensagens de prevenção.

Aos sábados, a canção de MVC é difundida pelo “Entre Nós”, um programa de rádio sobre Sida, criado pelo Médicos do Mundo.

“Esta música é muito interessante para o nosso trabalho devido ao seu estilo e as mensagens expostas”, disse o apresentador deste programa, Eleutério Santos.

Contudo, MVC quer ir além. Ele tem como sonho editar um álbum com músicas sobre saúde, particularmente acerca da malária e da Sida que atingem seu país.

Com uma população de aproximadamente 140 mil habitantes, São Tomé e Príncipe tem uma seroprevalência média de 1.5 por cento, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA.

Para MVC, é preciso reforçar a conscientização entre os jovens e entre os que têm muitos parceiros sexuais.

“A Sida não me pega, porque sou fiel a minha esposa”, diz a música de sua autoria.

“Vamos libertar o nosso país da Sida. Responsabilidade é minha, é tua, dos jovens, do governo, das igrejas e de todos nós.”

ARTIGOS:

São Tomé e Principe

Medo, silêncio e anonimato

ULTIMAS NOTICIAS: São Tomé e Principe

Embaixadas em São Tomé discriminam seropositivos

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E HIV NAS TELAS DA TV

Viva fiel, use camisinha e coma seguro

Bué Fixe para a malta aprender sobre a Sida

Poligamia, promiscuidade e machismo

mais artigos e noticias...