|
 Cabo Verde
Cabo Verde: Banco Mundial financia luta contra a sida
AngolaPress 06/07/2007, Cabo Verde - Praia, 06/07 - O governo de Cabo Verde conseguiu do Banco Mundial um empréstimo no valor de cinco milhões de dólares, para financiar a segunda fase do programa de luta contra o HIV/Sida neste arquipélago, com os quais os responsáveis do sector da saúde vão poder prosseguir com o seu programa de acção contra aquela pandemia.
Por se tratar de um país onde o sida se encontra sob controlo, mas também por ser um país em vias de ingressar no grupo dos países de rendimento médio, Cabo Verde tem enfrentado dificuldades na mobilização de recursos para o seu programa de luta contra o Sida.
A esse paradoxo soma-se o facto deste arquipélago ter sido também considerado como aquele que possui um dos melhores programas contra a referida pandemia em África.
Por isso, na falta de donativos, acabou por surgir este empréstimo de cinco milhões de dólares junto do Banco Mundial.
"Fomos avaliados pelo Banco Mundial e a experiência de Cabo Verde foi considerado de maior sucesso no continente africano", disse Jacqueline Pereira, directora-geral da saúde .
Agora que se encontra na posse do referido dinheiro a directora-geral da saúde, Jacqueline Pereira, aponta o que se pode esperar da segunda fase do programa da luta contra o HIV/Sida em Cabo Verde.
"O que é esperado são os sectores que o Ministério da Saúde normalmente desenvolve: diagnóstico de infecção sexualmente transmissível, infecção do HIV em particular, análise de sangue, reagentes, etc.”, disse.
O responsável cabo-verdiano do comité de coordenação de combate ao HIV/Sida, Artur Correia, explica, por seu turno, como irá decorrer a segunda fase desse programa em Cabo Verde.
“Este é o primeiro protocolo desta segunda fase que estamos a assinar. Nos próximos dias vamos fazer o mesmo com outros ministérios, transferindo fundos para os municipios, associações, etc., que assim vão poder desenvolver a sua actividade”.
Artur Correia, responsável do secretariado nacional da luta contra o HIV/Sida de Cabo Verde, país que está em vias de receber cinco milhões de dólares do Banco Mundial para a segunda fase do seu programa contra aquela pandemia
|
|
ARTIGOS:
Cabo Verde

No Jogo de Esconde - Esconde com a SIDA
 Mais além do namoro
 Como Educar para a Sexualidade

ULTIMAS
NOTICIAS:
Cabo Verde

CABO VERDE: Proteger as crianças dos perigos da rua e do HIV
 CABO VERDE: Bebés saudáveis, mães felizes sem HIV
 CABO VERDE: Mais antiga cooperação com Portugal na saúde terminou hoje
 Cabo Verde: Banco Mundial financia luta contra a sida
 CABO VERDE: Arranca segunda fase de resposta à Sida

mais artigos
e noticias...
|